Diversos estudos científicos comprovam que o consumo regular de azeite de oliva aliado a uma dieta balanceada, auxilia a manutenção do colesterol. Os principais componentes do Azeite, o acido oleico os polifenóis com seu poder antioxidante ajudam a combater os radicais livres e a a manter o LDL e o VLDL baixo e o HDL alto evitando o acumulo de gorduras no corpo e mantendo-o saudável.

A função do colesterol e outras gorduras  no organismo

O colesterol é uma gordura fundamental para funcionamento normal do organismo, pois é o componente estrutural das membranas celulares e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. O corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta. AS demais gorduras, chamadas triglecideres também necessárias para prover a energia da células são ingeridas principalmente nos alimentos, como azeite e óleos

O que são o LDL, VLDL e HDL

Para circular pelo organismo o colesterol e outras gorduras necessitam de “transportadores”, que são o LDL, VLDL e HDL.

Esses transportadores são proteínas produzidos no fígado e tem a função de distribuir e o colesterol e as gorduras para as celular e recolher os excessos de volta ao fígado.

O LDL (Low Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de baixa densidade) transporta o colesterol do fígado às células, o HDL (High Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de alta densidade) faz o inverso, retirando o excesso de colesterol e levando-o de volta ao fígado, para ser eliminado pelo corpo.
O VLDL (Vey Low Density Lipoproteins) faz os transportes das demais gorduras (triglecideres)  pelo sangue para as células para prover energia.

Triglicerídeos 

Os triglicerídeos são uma das formas de armazenamento de energia mais importantes do corpo. Representam a maior parte das gorduras ingeridas. Níveis elevados de triglicerídeos estão geralmente associados a baixos níveis de HDL-C e a altos níveis de partículas LDL-C (colesterol ruim). Seu portador pelo sangue é o VLDL.

O LDL  que leva o colesterol para a s células tem que estar em níveis saudáveis. Quando há excesso, pela alta ingestão de alimentos ou anomalias no metabolismo  fica presente no sangue e o HDL não dá conta de recolher. Com isso o LDL que deposita o excesso em placas chamadas ateromas nas paredes das artérias prejudicando a circulação.

Por que o colesterol Sobe e é prejudicial nos altos volumes

As  lipoproteínas DDL participam da retirada do colesterol da parede arterial, elas impedem o acúmulo de gorduras nas artérias. Por isso, a presença de baixos níveis de HDL constitui um fator de risco para a aterosclerose (doença que acomete as artérias).


Por isso o ideal é que o HDL também seja alto para retirar esses excessos do LDL antes que se formem as placas.

Já o excesso de VLDL está associado á alta ingestão de gorduras e do tipo inadequando. O excesso provoca a obesidade e uma série de outros males. Assim, valores elevados desse colesterol podem acontecer devido ao excesso de gordura e carboidratos na alimentação, além do excesso de peso e da falta de atividade física, por exemplo. 

Valores elevados de colesterol VLDL também aumentam o risco de formação de placas de ateroma e entupimento dos vasos sanguíneos, o que pode causar problemas como infarto, pressão alta e AVC. Esse risco é elevado quando os valores de LDL também estão elevados, pois esse tipo de colesterol também favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares.

O que fazer para evitar o colesterol alto

Para facilitar p trabalho do LDL , DHL e VLDl uma pessoa deve manter uma dieta saudável com poucas gorduras e de boa qualidade, como os as insaturadas (mono e polinsaturadas). Deve consumir produtos com alto pode antioxidade, como azeite e vitamina e  deve também praticar exercícios de forma regular.

Como o azeite ajuda no colesterol

O azeite possui em sua composição alto teor de acido oleico, uma gordura monoinsaturada, e também polifenois. A gordura monosaturada e leve e de fácil digestão e não provoca os excessos das gorduras saturadas de origem animal.

Além disso o acido oleico e os polifenois são poderosos antioxidantes e ajudam a combater os radicaias livres mantendo evitando que a sua presença em excesso cause doenças. Estudos comprovam que o ao acido oleico e os polifenóis reduzem o nível do LDL e aumentam o HDL, reduzindo ainda o VLDL e o colesterol total.

Edição: Pesquisa e edição: Cantinho do Azeite
Foto Cantinho do Azeite
Fontes:

https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-colesterol/
https://www.imtep.com.br/site/2018/07/27/a-diferenca-entre-ldl-e-hdl-colesterol-e-como-controla-los/
https://www.healthline.com/nutrition/13-ways-to-lower-triglycerides
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4516770/

comprar azeite cantinho do azeite