Como harmonizar o Azeite de Oliva com seus pratos

Como harmonizar o azeite com os pratos

Você sabe como harmonizar o azeite de oliva com seus pratos? É muito simples, mas você precisa ter em mente uma coisa. Para harmonizar mesmo tem que ser azeite de alta qualidade. Azeite não é todo igual, mas os azeites de supermercado têm uma coisa em comum. São fracos e aromas e sabores e não há muito para harmonizar. Leia, portanto, nosso artigo sobre os segredos da qualidade dos azeites.

A primeira sessão trata dos aromas e sabores dos azeites de alta qualidade e a segunda sessão conclui como harmonizar o azeite de oliva com seus pratos

Os aromas e sabores do azeite de Oliva

Os especialistas dividem os azeites de qualidade, aqueles extra virgem sem defeitos, em três grandes categorias. Só são categorizados os azeites com qualidade, ou seja, azeites extra virgem sem defeitos. Veja o nosso artigo sobre a classificação dos azeites. Portanto, não estamos falando de azeite barato vendido em supermercado..

A partir dos azeites de qualidade, grupos de especialistas, em painéis sensoriais, categorizam os azeites em termos de qualidade. Para essa categoria levam em contas as seguintes características sensoriais:

  • Frutado: O nome frutado lembra fruta, mas esta análise sensorial leva em conta todos os aromas e sabores, que começam com o verde, de grama cortada, legumes como a alcachofra, tomate, amêndoas e finalmente as frutas.
  • Amargor: Azeites de qualidade sempre serão amargos, por causa da presença dos polifenóis. Um mais amargos que outros por causa da variedade de azeitona e outros fatores avaliados no artigo da qualidade. Para os especialistas quanto mais amargo maior qualidade.
  • Picância: A picância é o ardor percebido na garganta quando o azeite é engolido. A ardência também indica a presença de um dos polifenóis, o oleocanhtal. Quando mais ardência melhor é considerado o azeite.
  • Complexidade: este item avalia a riqueza de aromas e sabores do azeite, pois ele pode contar um complexo conjunto que vai se alternando na boca, mesclado verde, legumes e futas.
  • Harmonia: este item avalia a harmonia do conjunto de amargor, sabores e picância. Ou, seja, no conjunto ficou harmonioso. Não só amargo e picante, mas também saboroso. com harmonia no conjunto.
  • Persistência: O conjunto harmonioso do azeite pode ficar nos sentidos por um tempo ou sumir rapidamente. O azeite que fica mais tempo nos sentidos é o melhor.

As categorias sensoriais

A partir das percepções sensoriais acima descritas o azeite é então classificado em três categorias:

  • Intenso – Frutado verde intenso: é o azeite muito amargo e picante com frescor e predominância de notas verdes, tipo grama cortada, boa harmonia e boa persistência.
  • Médio – Frutado verde médio: é o azeite medianamente amargo e picante com botas de legumes, tomate e frutas secas ou verdes.
  • leve – Frutado maduro: é wniesum azeite leve, com pouco amargor e picância com notas de frutas maduras. quase doce.

A harmonização do azeite com os pratos

Se você entendeu as categorias sensoriais fica fácil fazer a harmonização: Intenso para comer cru ou pratos intensos e leves para pratos leves.

  • Intensos: ideal para apreciar a cru. Alguns tomam na colher como remédio, Podem ser apreciados com torradas, pão italiano, queijos fortes, embutidos. Podem ainda finalizar pratos com sabores intensos como bacalhau, mariscos, carnes vermelhas e grelhados. Também acompanha saladas amargas e molhos grossos de tomate e molhos picantes.
  • Médios: Ideais para pratos médios como saladas de alface, salada de legumes, risotos, massas, frango, peixes leves.
  • Leves: ideal para pratos leves e sobremesas. Sopas, peixes de água doce, bolos, principalmente de chocolate, brownies e sorvetes, como calda.

Conclusão sobre harmonização de azeites

Harmonizar azeites com pratos é muto simples. Intenso com intenso e leve com leve ou com doces. Entre os extremos, infinitas variações, mas sempre com azeite de qualidade.

Autor: Jorge Cordeiro Duarte
Especialista em azeite
Companhia do azeite

Outras leituras:

Azeite Online: https://azeiteonline.com.br/gastronomia/harmonia/

comprar azeite cantinho do azeite