Os segredos do azeite aromatizado

São muitos os segredos dos azeite aromatizado; Eles podem ser feitos em casa, comprados de artesões ou comprados da industria e neste caso elaborados com aromas naturais ou artificiais. a vantagem do azeite aromatizado esta no fato de juntar o seu sabor preferido aos benefícios do azeite;

Os azeites com ingredientes ou sabores mais comuns são alho, manjericão, alecrim, orégano, casca de fritas cítricas, como laranja, limão e tangerina e especiarias como pimentas diversas.

Os azeites aromatizados podem conter em seu interior os ingredientes ou apenas o aroma e sabor. Podem Também ser elaboradod em casa, ou adquiridos de produção artesanal ou industrial.

O AZEITE AROMATIZADO ARTESANAL

Aromatizar azeite em casa é um prática muito comum e as receitas são herdades de pais para filhos. Porém, se você não tem a sua, na internet podem ser encontradas infinidades de receitas para forma de aromatizar azeite. Além disso os azeites aromatizados também podem ser adquiridos de artesões que elaboram o produto da mesma forma que a caseira.

Quando feitas em casa ou artesanais o maior cuidado é com a higienização dos ingredientes e dos recipientes, pois a oxidação do conjunto pode ser muito rápida. Além disso, o consumo desse azeite deve ser rápido. Não é recomendável mais de 30 dias, mesmo fechado.

Devido á oxidação são raros os produtos comerciais que contém os produtos saborizantes no azeite. O tempo de validade para o consumo seria curto reduzindo muito o período de comercialização. Por esse motivo os azeites comerciais só possuem os aromas e neste caso podem ser naturais ou artificiais.

O azeite aromatizado comercial

A produção comercial de azeites aromatizados naturais pode ser feita de três formas. infusão, óleo essencial ou masseração do produto na produção do azeite. Na infusão

Aromatização com óleos essenciais

Óleos essenciais são substâncias voláteis extraídas das plantas e que são importantes matérias-primas para diferentes indústrias, entre elas a alimentícia. São chamados essenciais porque através de destilação são a essência concentrada das plantas, sem a substância oleosa, carregando todo o seu aroma e suas propriedades. Desta forma, podem ser incorporados no dia-a-dia, trazendo benefícios para a saúde física, mental e emocional. São chamadas voláteis por que evaporam ao ter contato com o ar disseminado seu aroma agradável ou não.

Esses óleos são explorados há séculos com diversas finalidades. Fazem parte, por exemplo, da aromaterapia, que é tratamento de doenças pelos aromas. São usados nos azeites aromatizados industrializados de qualidade, resultando em produto com sabor muito mais intenso do que quando elaborado simplesmente por meio da imersão de ingredientes naturais no óleo de oliva. Essa prática também evita a adição de água ao azeite e a possível proliferação de bactérias.

Aromatização com masseração

Outra forma de elaboração do azeite aromatizado é a introdução do produto com o qual o produtor deseja aromatizar o azeite no momento da prensagem das olivas. Esse processo, chamado de masseração, também traz um sabor intenso ao azeite. Sendo assim, alguns fabricantes acrescentam ervas ou frutas, como tangerinas frescas, lião, manjericão, por exemplo, no momento da prensagem.

Aromatização com aromas artificiais

A industria quinica consegue através de processos específicos. imitar o sabor de alguns produtos. Esses produtos são amplamente utilizados na indústria para criar sabores em refrigerantes, balas, biscoitos e outros produtos. São utilizados também para dar sabores aos azeites.

Trata-se do método mais barato de saborização e neste caso o consumidor tem que ter a consciência de que está consumindo um produto de qualidade inferior. Não apenas pela essência mais barata. Como o objetivo é o preço baico, também o azeite é provavelmente inferior.

Conclusão sobre azeite aromatizado

A nossa conclusão sobre azeite aromatizado é a seguinte: se você gosta de ver o condimento no azeite faça a sua receita. Se preferir um azeite puro aromatizado, escolha um com aromas naturais elaborados com óleos essências ou masseração. O resultado final é mais mais caro do que um azeite artesanal ou do que um azeite com aroma artificial. Entretanto, Mas o sabor final vai valer a pena e a sua saúde agradece,

Autor: Companhia do Azeite
Especialistas em Azeites


Outras Leituras:

Óleos essenciais: https://revistaadega.uol.com.br/artigo/oleo-para-cheirar_3995.html
receitas: https://gshow.globo.com/receitas-gshow/receitas/azeites-aromatizados-4d512b7052e0b252bc00cb71.ghtml

comprar azeite cantinho do azeite