O Acido Oleico e os polifenois, principalmente o tirosol, presentes no azeite possuem alta capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Isso ajuda na prevenção da diabetes de duas formas: Ajuda a preservar a saúde das células produtoras de insulina e ajuda na atuação da insulina no organismo evitando a glicemia.
Para entender como o azeite é benéfico, vamos entender como ocorre o diabetes.
A Função da Insulina
- A Insulina é um tipo de hormônio produzido no pâncreas por células chamadas beta.
- A função da insulina é levar o acúcar que consumimos nas refeições à células , principalmente dos tecidos muscular e adiposo (pele).
- A insulina tem portanto uma função duplamente importante. Leva energia às células e retira o açúcar da circulação sanguínea.
- A insulina é produzida pelo pancreas como uma reação á presença do açúcar logo após as refeições.
O que é a Diabetes tipo 1 e tipo 2
- O mal funcionamento desse processo leva a doenças como a glicemia (excesso de açúcar no sangue e à obesidade..
- O diabetes tipo 1 é a não produção da insulina pelo pancreas. Ocorre na juventude e pode ser genético. Exige a suplementação de insulina.
- O diabetes tipo 2 que ocorre com a idade, normalmente após os 40 anos, é mal funcionamento do metabolismo, com a não produção da insulina ou à sua atuação inadequada do metabolismo. As células podem não receber o açúcar por resistência à insulina causando por um lado o enfraquecimento das células e acumulando no açúcar no sangue.
- Ultimamente alguns cientistas mencionam o diabete tipo 3, que o mal funcionamento da insulina nos neurônios, as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos e a presença de açúcar na região. Para grande parte dos cientistas é o mesmo problema da diabete tipo 2, específica na região do cérebro.
- Temos, portanto, que o metabolismo que envolve a insulina pode ter várias causas e consequências. Pode não ser produzida. Pode ser insuficiente ou pode não conseguir realizar seu trabalho por problemas nas células receptoras.
- Um dos problemas que pode causar essa anomalia são as inflamações e as doenças nas células.
As consequências da diabetes
- Infecções frequentes;
- Vista embaçada;
- Formigamento dos pés;
- Sensação de coceira e queimação na pele, principalmente nas mãos e nos pés;
- Dificuldade na cicatrização de feridas;
- Aparecimento de furúnculos;
- Muita sede;
- Vontade de urinar muitas vezes ao dia;
- Perda ou ganho de peso;
- Fadiga.
Os benefícios do azeite para diabetes
O consumo regular de azeite de oliva de boa qualidade aliado a uma dieta rica em peixes, legumes, grãos integrais, frutas e castanhas, como a dieta do mediterrâneo possuem os seguintes efeitos sobre a diabetes:
- Poder antioxidante. Atua combatendo os radicais livres, impedindo o enfraquecimento das células do corpo, saúde para as células produtoras e também das receptoras, favorecendo a produção e o trabalho da insulina.
- Poder anti-inflamatório. O azeite, através dos polifenóis tem efeito inflamatório, evitando problemas nas células e o surgimento da reação à insulina.
- Estudo recente indica que o tirosol, um dos polifenóis do azeite evita a morte das células betas do pâncreas, que dão origem à insulina.
Concluindo, o azeite é um santo remédio para a prevenção das diabetes.
Pesquisa e edição: Cantinho do Azeite
Foto montagem a partir de original pixabay free:
Fontes:
–https://brasilescola.uol.com.br/doencas/diabetes-tipo-2.htm
–https://brasilescola.uol.com.br/biologia/pancreas.htm
–https://www.vponline.com.br/portal/noticia/272/azeite-e-diabetes
Este artigo é excelente. Muito bom mesmo!
Os artigos contidos neste site são ótimos> Muito bons mesmo!
Além dos benefícios do azeite, a acerola é mais conhecida por ser extremamente rica em vitamina C. Por isso, é frequentemente usada para ajudar ou prevenir resfriados ou gripes. Também é usado como nutriente antioxidante. Juntamente com a vitamina C, a acerola pode ser ingerida para aumentar a imunidade.
OBrigado pela participação Divino
Sim a acerola é muito rica em benefícios para a saude.
grande abraço