O azeite contêm em sua composição até 98% de gorduras. Destas a principal é o acido oleico que pode chegar a 85% do total das gorduras. O Acido oleico é conhecido como uma gordura boa, devido aos seu alto efeito antioxidante. Além disso, o azeite possui polifenóis. Apesar de serem partes menores do azeite os polifenóis também possuem alto poder antioxidante e são poderosos anti-inflamatórios.
A capacidade antioxidante e anti-inflamatória desses componentes tem sido amplamente estudada na literatura médica. Há fortes evidências que essa dupla ação do azeite atua na prevenção e cura de diversas doenças, tais como:
- Colesterol.
- Diabetes.
- Problemas cardiovasculares, como aterosclerose, AVC, derrames, infarto.
- Determinados tipos de Câncer, principalmente da mama e próstata.
- Cérebro.
- Alzheimer.
- Ossos.
- Pele.
Esses benefícios ocorrem porque grande parte das doenças crônicas tem início com pequenas inflamações ou no mal funcionamento das células. ambos prevenidos pelas ações o azeite.
No caso do colesterol e das doenças cardiovasculares tem sido amplamente comprovado que a ação antioxidante reduz o LDL e aumenta o HDL Desta forma evitam as placas de gordura que formam a aterosclerose nas células. Como resultado são evitados diversos problemas no coração e cérebro.
Cabe lembrar que para usufruir os efeitos. o azeite necessita ser de alta qualidade. Azeites de qualidade contém alto teor de polifenóis. O azeite também ser consumido com frequência, na alimentação ou diretamente na colher. O Ideal é duas colheres de azeite logo de manha.
Edição: Cantinho do azeite
foto: edição fotolia