Você já sabe que o azeite é o melhor óleo para finalizar pratos, mas talvez não saiba todos os motivos dessa fama. Nos listamos aqui para você os principais motivos que fazem o azeite ser o campeão dos óleos. Entretanto, quando o assunto é aquecer o azeite você deve ter muitas dúvidas por que há versões contraditórias. Exploramos algum mitos e verdades para você decidir que o azeite é o melhor óleo para cozinhar e até para fritar.

Por que o azeite é o melhor óleo

O azeite é conhecido desde a antiguidade. Era usado como alimento, como remédio, na estética e como combustível. Com a era industrial perdeu algumas dessas funções para produtos mais especializados, mais evoluídos ou mais baratos. Entretanto, na alimentação ele continua o rei e houve evolução recente do conhecimento com relação á qualidade do produto e comprovação científica de benefícios percebidos há muito tempo.

Desta forma, com os conhecimentos que temos hoje, podemos afirmar que o azeite é o melhor óleo porque:

  • É o único óleo que não é produzido com refino, Puro suco de fruta, sem nenhum aditivo. Azeitona esmagada inteira com casca, polpa e caroço.
  • Seu conteúdo pode ter até 85% de acido oleico. Uma gordura boa insaturada, antioxidante, omega 9, que não prejudica as artérias e protege o coração. É a maior porcentagem dessa gordura em óleos. Veja mais sobre gorduras;
  • Além de acido oleico o azeite possui os ácidos linoleico, omega 3 e o linolênico, omega 6. São ácidos essências ao organismo humano e não são produzidos, devendo ser consumidos na dieta em proporções adequadas.
  • Contém vitaminas A, E, D e K, totalmente absorvidas pelo organismo, porque são lipossolúveis e consumidas em conjunto.
  • Sem refino, os polifenóis da azeitona são transferidos para o azeite e quando consumidos trazem diversos benefícios à saúde além do amargor e picancia agradáveis; Veja mais sobre os polifenóis;
  • A FDA americana reconhece os benefícios e autoriza o azeite a portar em seu rótulo que é benéfico para a saúde vascular e o coração.
  • Como o vinho, o azeite contém os compostos voláteis que trazem aromas e sabores marcantes. A pesquisa e os produtores evoluem constantemente a pesquisa sobre os voláteis e desta forma cada dia mais o azeite amplia o seu segmento de Goumets.

O Azeite e a dieta

Concluindo, o azeite é muito mais do que uma boa gordura, necessária ao organismo humano É também fonte de vitaminas, compostos orgânicos benéficos à saúde e aromas e sabores marcantes. Portanto o azeite é energia, sabor, aromas e saúde. Como no vinho e café, o segmento gourmet do azeite e composto de produtos diferenciados, cuidadosamente elaborados e nais caros. Destinados portanto a um públicos exigentes que aceita pagar o preço de um bom produto. Veja mais sobre as qualidades do azeite.

Entretanto, o Azeite sozinho não faz milagre e precisa fazer parte de uma dieta que complemente as necessidades do organismo. Por exemplo, a proporção entre omega 3 e 6 não é ideal no azeite. É necessário aumentar a ingestão de omega 3 através de outros alimentos como os peixes. Por isso, a dieta do mediterrâneo é tão badalada, pois além de ter o azeite como um item importante inclui os peixes, fritas, legumes, castanhas e frutas. Esse poderoso conjunto fornece o conjunto equilibrado de nutrientes que o organismo necessita.

Autor: Companhia do Azeite
Especializada em azeites de alta qualidade

Outras leituras

Comparação entre os óleos: https://saude.abril.com.br/alimentacao/a-verdade-sobre-os-oleos/

comprar azeite cantinho do azeite


WhatsApp chat