Existem dezenas de competições internacionais de azeite realizadas ao redor do mundo. Muitos consumidores apreciam azeites de alta qualidade, mas muito deles não sabem como identificar e onde comprar. Em uma de nossas páginas descrevemos algumas das características de azeites de qualidade, e uma das formas de identificar é provando. Mas existem apoio aos apreciadores e um desses apoios são essas competições internacionais de azeites. Como referência veja neste site uma lista com 52 competições.

As competições internacionais de azeite são de vários tipos. Algumas, como a de Nova Iorque, são uma grande festa de azeites com quase mil participantes e com cerca de 500 produtos premiados com medalha de ouro, prata e bronze. Outras como o prêmio Mário Solinas do COI, faz a premiação de um único azeite por tipo.

Além da publicação online dos resultados algumas competições fazem guias anuais dos azeites com os azeites premiados. E o caso do guia Flos Olei e do Evooleum.

As competições são formadas por painéis de especialistas certificados para essa finalidade. São os chamados painéis sensoriais, pois o que é avaliado nos azeites são apenas os gostos e sabores. As análise químicas são enviadas previamente e só são aprovados azeites de oliva extravirgem sem defeitos sensoriais.

A grande maioria dos concorrentes são marcas de pequenos produtores que buscam nos concursos mostrar que produzem azeite de alta qualidade. Entretanto, qualquer empresa pode enviar produtos para análise. Há grandes empresas e até empresas que atuam só no engarrafamento que enviam seus produtos.

Algumas coisas são discutíveis nessas competições. Pode haver subjetividade nas escolhas e o lote enviado para análise pode não ser o mesmo que é comercializado, principalmente quando se trata de grandes produtores. Cabe ao consumidor avaliar os resultados e fazer a sua escolha.

Critérios sensoriais para a premiação de azeites

Os azeites utilizam critérios sensoriais para premiar os azeites atribuindo notas em 4 items: amargor, picância, equilíbrio e persistência. As notas de cada jurado são somadas e o azeite obtém uma nota. Casa concurso escolhe um determinado número de premiados e pela nota pode dar destaques, como por exemplo os top 10 do mundo, o melhor de cada país, o melhor de cada variedade e o melhor de cada classe.

As classes de azeite normalmente utilizadas são: frutado verde intenso, frutado verde médio e frutado maduro. Essas classes medem o nível de amargor e picância de cada azeite. Desta forma, Os intensos são amargos e picantes com tons verdes e os maduros possuem pouco amargor e picância e tons de frutas.

Como encontrar azeites premiados

Na maior parte os azeites são de indiscutível qualidade e normalmente são produções limitadas e por isso difíceis de encontrar. Desta forma, apreciadores que fazem questão da qualidade devem usar os resultados como uma fase inicial de escolha e se possível comprar em casas especializadas que permitam a degustação.

O Brasil já está na lista dos dez mais com relação á qualidade dos azeites. São produções limitadas e difíceis de encontrar e devido a isso grande parte dos produtores vendem pela internet e algumas possuem lojas em seus olivais ou em cidades próximas.

comprar azeite cantinho do azeite

Autor: Companhia do Azeite
Especialista em azeites de qualidade


WhatsApp chat