O azeite Biodinâmico é resultado de oliveiras cultivadas segundo os princípios da agricultura biodinâmica. Esses procedimentos são mais rigorosos que a agricultura orgânica em relação à biodiversidade. Um azeite biodinâmico é um azeite orgânico, mas a reciproca não é verdadeira.

Embora não seja considerado um tipo de azeite específico (veja classificação dos azeites), o azeite biodinâmico necessita de certificação de orgânico no Brasil e para ser biodinâmico necessita da certificação Demeter, que é alemã.

A agricultura orgânica tem como base o não uso de inseticidas, herbicidas e outros produtos químicos na plantação. A agricultura biodinâmica amplia as práticas de gestão do campo e se destinam a restaurar, manter e melhorar a harmonia ecológica.

Agricultura Biodinâmica

 As características centrais da agricultura biodinâmica incluem a diversificação de culturas, evitar tratamentos químicos do solo e insumos químicos em geral. Além disso a produção e distribuição é descentralizada, favorecendo a proximidade do consumidor ao produtor. O cultivo leva em consideração de influências celestes e terrestres em organismos biológicos, como o  posicionamento da lua e do sol.

A Associação Demeter, certificadora com sede na Alemanha,  recomenda que um mínimo de dez por cento da área total agrícola seja de preservação da biodiversidade. Isso pode incluir,  florestas, zonas húmidas, ou insetários ou plantas de atração  de animais e aves intencionalmente plantados.

Deve haver também a diversidade na rotação de culturas. desta forma, o cultivo anual não pode ser no mesmo campo por mais de dois anos consecutivos e da mesma forma o solo não pode ficar sem uso durante um ano.

A agricultura biodinâmica foi na realidade precursora da agricultura orgânica moderna, pois foi desenvolvida no início de 1924 com uma série de palestras do filósofo Rudof Seiner. Seu objetivo era sugerir formas alternativas de agricultura e pecuária. As palestras foram realizadas em resposta a um pedido por parte dos agricultores. Suas queixas eram relacionadas a condições degradadas do solo e uma deterioração da saúde e qualidade de culturas e do gado, resultantes da utilização de adubos químicos.

A história da agricultura biodinâmica

Rudof Seiner, como filósofo ampliou os critérios técnicos. O termo biodinâmica é a composição de duas palavras: biológico e dinâmico. Biológico se refere a uma agricultura inerente à natureza, que garante os ciclos vitais, seja através de adubação verde, consórcios e rotações de culturas, e integração das atividades animais e vegetais dentro da propriedade agrícola. Dinâmico se refere ao ao ritmos formativos e de crescimento da natureza, o que na prática agrícola ocorre através do uso dos preparados de plantas e esterco e também pela observação dos ritmos astronômicos e pela estruturação da paisagem agrícola diversifica e complementar.

agricultura biodinâmica
agricultura biodinâmica na fazenda Verde Oliva>: foto Luiz Iamaguti

De acordo com Seiner o campo agrícola é  um organismo vivo e individual. Ele deve criar a harmonia entre solo, ar, água, animais, plantas, matas e cosmo e a agricultura é algo amplo e holístico,  entendida como uma ciência espiritual. Por isso, Não é apenas a arte de trabalhar a matéria. O cosmo se manifesta nas plantas, e estas são a repetição das leis do Universo. Desta forma, as plantas vivem entre duas polaridades: a terrestre, representada pela umidade e nutrientes do solo, e a cósmica, representada pelo calor e a luz.

O único azeite biodinâmico brasileiro certificado é o Verde Oliva biodinâmico, da fazenda verde oliva, localizada em Delfim Moreira, na Serra da Mantiqueira , em Minas Gerais. há diversos produtos agrícolas e derivados biodinâmicos com certificação Demeter, como arroz, uvas e a partir delas suco, espumante e vinhos.

Autor: Companhia do azeite
Especialista em azeite de qualidade

Outras leituras:

https://www.biodinamica.org.br/
https://www.vinicolagaribaldi.com.br/produto/suco-de-uva-astral-biodinamico/148
https://www.facebook.com/pg/volkmannalimentos/posts/

comprar azeite cantinho do azeite

WhatsApp chat